Vamos falar sobre a digestibilidade e as enzimas digestivas?
Já ouviu falar das enzimas digestivas? Trata-se de moléculas produzidas pelo próprio organismo, também encontradas na alimentação,...
Leia maisA cada dia, o número de pessoas que chegam ao consultório com queixa de empachamento, distensão abdominal e gases em excesso aumenta significativamente.
É só prestar atenção às pessoas ao seu redor para notar alguém com sintomas parecidos!
Mas, por que será que isso vem acontecendo?
Primeiramente, devemos considerar o estresse do dia a dia como um fator determinante no surgimento dessas manifestações. Se o corpo está o tempo todo em alerta, certamente a prioridade das reservas de energia não será a digestão.
Para piorar, quando se está estressado, a tendência é não mastigar direito e isso atrapalha ainda mais o processo digestivo.
E não podemos nos esquecer que, em situações como essas, é comum o paciente ingerir os “prazois”, na tentativa de diminuir a acidez do estômago, quando na verdade o próprio estresse faz isso sozinho. Pasmem: níveis insuficientes de ácido gástrico também provocam sintomas!
Portanto, a minha sugestão é tentar desacelerar, focar na saúde mental, alimentação e controle do estresse, para só depois se preocupar com possíveis distúrbios digestivos.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?